Sobre

O projeto “Memórias da Imprensa em Juiz de Fora” é desenvolvido desde 2013 pelo Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Comunicação, Cidade e Memória – COMCIME” com o intuito de realizar o mapeamento dos periódicos que circularam pela cidade a partir da década de 1950. A proposta foi desenvolvida pela jornalista e professora Dra. Christina Musse, juntamente com os pesquisadores Ana Paula Dessupoio, Carlos Eleonay Garcia, Isabella Barros, Isabella Gonçalves, Luiza Quinet, Susana Reis e Ramsés Albertoni.

Deve-se ressaltar que analisar a imprensa de uma cidade é um trabalho contínuo, uma vez que o seu estudo revela jornais e revistas inéditos, nunca antes estudados. A pesquisa documental já foi realizada no acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, no Arquivo Municipal de Juiz de Fora, no Arquivo da UFJF e em arquivos pessoais de jornalistas e intelectuais. Buscaram-se jornais e revistas que foram produzidos e publicados por empresas de comunicação, coletivos de estudantes e intelectuais, e por instituições públicas e privadas. Nesse portal estão disponíveis uma sinopse de cada veículo e um exemplar do mesmo, assim como entrevistas com jornalistas que fazem parte da história desses jornais.

Os impressos mapeados e que podem ser encontrados no “Memórias da Imprensa” são:

– 29 jornais: A Tarde, Bar Brazil, Binômio, Correio da Mata, Diário da Manhã, Diário da Tarde, Diário Mercantil, Diário Regional, Folha Mineira, Gazeta Comercial, Gazeta Jovem, Grêmio Central Oswaldo Velloso, Imprensa De Minas, JF Hoje, Jornal de Estudos da Facom, Jornal Sete, Lar Católico, Luta, Mantiqueira, Mergulho Diário, O Carapuça, O Lampadário, O Porrete, Panorama, Ter Noticias, Tribuna da Tarde, Tribuna de Minas, Unibairros  e Urgente.

– 19 revistas: A3, AC – Revista da Associação Comercial, Agora, Almanak, AZ Revista de Cultura, Bizzú, D’Lira, Em Voga, Momento, Mundo Pangeia, Objetiva, O Lince, Pauta Econômica, Ponto de Vista, Razões, Revista da Biblioteca Municipal, Revista Rural do Brasil, Testemunho e Torre de Marfim.

– O folheto Abre Alas e duas fanzines: Alerta Punk e Aos Berros.

– O manuscrito Sempre 3.